Embora muitos já tenham ouvido falar de como nós, portugueses, gostamos de nos divertir – seja a ver desporto, a usar ofertas como o Bónus de boas-vindas Betclic, ou a divertir-nos a jantar fora. Acompanhamos tudo isto bebendo os nossos vinhos. Mas já ouviu falar do vinho português? Nós adoramos – e se você ainda não experimentou – por favor, continue lendo.
Os vinhos portugueses são famosos no mundo todo. Sem dúvidas, vale a pena explorar alguns vinhos português.
Para os amantes de vinhos, Portugal é um país que irá encantar pela qualidade e variedade dos mesmos, pois o vinho geralmente é feito a partir de uvas que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta.
As variedades de uvas que dão origem aos vinhos portugueses somam 250! Porém, os mais famosos são o Vinho do Porto e o Vinho Verde, vinhos que você precisa provar em Portugal.
Vinho do Porto
Porto é o vinho mais famoso de Portugal e, provavelmente, também o melhor. É tido como um vinho de sobremesa.
O vinho do Porto, geralmente, é produzido a partir das uvas Tinta Barroca, Tinto Cão, Tinto Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional, mas na verdade pode ser produzido a partir de 52 tipos diferentes de uvas.
Por mais excelentes que sejam esses vinhos, as versões do mercado de massa encontradas na maioria dos supermercados, e até nas lojas de vinhos, não garantem a qualidade.
Porto Vintage e Porto LBV
Contudo, vale a pena gastar um pouco mais e comprar um Porto Vintage ou um Porto LBV. O Porto LBV é mantido em barris por cerca de 4 a 6 anos antes de ser engarrafado, comparado ao Porto vintage, que passa cerca de 18 meses em barris.
O envelhecimento em barris permite desenvolver sabores e complexidades semelhantes ao porto Vintage, mas a um custo muito mais barato para o produtor.
Certamente, um LBV não se compara a um Porto vintage real, mas é uma opção.
Além do LBV, há alguns outros que você pode encontrar: Vintage, crusted, tawny, Ruby, branco e o rose.
Vinho Verde
Vinho Verde é um vinho espumante produzido em uma região de vinícolas situada na província de Minho, noroeste de Portugal, uma das maiores regiões demarcadas de produção de vinho da Europa.
O nome Vinho Verde significa vinho verde ou vinho jovem e isso se refere ao fato de que esse vinho deve ser bebido quase imediatamente, portanto, não se refere a cor do vinho, já que ele nem sempre é verde.
É possível encontrar garrafas envelhecidas de Vinho Verde e, também, vinhos verdes envelhecidos em barris de carvalho, mas ambos são bastante raros.
Embora exista sim esse vinho na cor verde, a maioria dos Vinhos Verdes é branca. É um vinho com baixo teor alcoólico (9%) e muito leve para beber. Vai muito bem com frutos do mar, e seu baixo teor alcoólico indica que também é uma boa opção para a hora do almoço.
Tipos de uvas
As uvas trajadura, loureiro e alvarinho são as principais usadas na produção do Vinho Verde branco, mas também podem ser utilizadas as uvas avesso, arinto e azal.
No caso dos tintos, é mais provável que sejam produzidas a partir da vinhão, amaral, pedral, alvarelhão, borraçal, rabo de anho, espadeiro e borraçal.
Esses dois tipos e suas subvariedades, certamente são alguns vinhos que você precisa provar em Portugal. Conhece mais algum que seja imperdível?